MAPEAMENTO:GRUPOS INICIAM TRABALHOS







Como resultado da segunda etapa da “Formação Continuada do SGD/Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes 2011”, promovida pelo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., em parceria com o “Programa Novas Alianças”, por sua vez parceria da ong “Oficina de Imagens e Vale”, cerca de quarenta cursistas e mais conselheiros/as municipais e tutelares  iniciaram um “Mapeamento das Condições de Vida de Crianças e Adolescentes”.


 Grupos já estão em plena atividade, reunindo-se e definindo como realizarão seu mapeamento de área, que órgãos e quem serão procurados para coleta de dados e informações, entrevistas.


Por exemplo, o  grupo da “Profissionalização e Proteção do Trabalho”, constituído por Jaqueline e José Raí, adolescentes da Comissão Juvenil do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente; as conselheiras municipais Ivanete e Maria do Socorro; o professor  Marcos, pessoa com deficiência visual,; a pedagoga    Andreya Carvalho de Oliveira e assistente social Lucinete Freitas de Aguiar.


E o grupo das “Medidas Sócioeducativas”, coordenado pela assistente social Geriane Silva Sousa e por Sandra Carvalho. Esse grupo mapeará, entre outros itens que poderá definir: se Açailândia possui ou não Plano de Atendimento Socioeducativo; se são realizadas campanhas preventivas; quantos adolescentes cometeram ato infracional; quais os atos infracionais mais freqüentes; se o município conta com equipes para acompanhar as medidas de liberdade assistida (LA) e prestação de serviços à comunidade (PSC); o que é feito quando adolescente comete ato infracional; etc.


O COMUCAA ficou responsável pela coordenação geral do “Mapeamento”, que deverá estar concluído em meados do mês .


O resultado do mapeamento deverá ser apresentado na terceira etapa da “Formação Continuada do SGD 2011” prevista para 24 de novembro próximo.


       

0 comentários

Links Institucionais