“COMUCAA E NOVA ALIANÇAS” REUNEM PARA AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO E DEM RENOVAR PARCERIA PARA 2012

O COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA e o “Programa Novas Alianças” reuniram-se na tarde da sexta-feira, 28/10, na sala de reuniões do Conselho, Rua Marly Sarney,n.º 1112, centro, para uma avaliação da “Formação Continuada dos Atores do SGD/Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do adolescente 2011”, para a qual estabeleceram uma parceria, e também para um diagnóstico sobre as condições e o funcionamento do COMUCAA.

Participaram da reunião as Conselheiras Ivanete da Silva Sousa e Maria Marlucy  Ferreira da Silva;  a representação do “Programa Novas Alianças” (que por sua vez é uma parceria entre a ongc “Oficina de Imagens e a Vale”), Adriana Mitre, Luciano Nascimento e Reginaldo Alves,; a secretária executiva do Conselho, Maria deFátima Silva Sousa e técnicas  da assessoria do COMUCAA, Andreya Carvalho de Oliveira e Lucinete Freitas de Aguiar.

A “Formação Continuada do SGD 2011”, de maneira etapa, já  se desenvolve em sua segunda etapa, um mapeamento das condições de vida de Crianças e Adolescentes no município de Açailândia, que será apresentado na terceira etapa, prevista para dia 23 e 24 de novembro próximo. Cerca de quarenta (40) cursistas estão envolvidos/as neste mapeamento, que deverá ser feito junto a instituições públicas e não-governamentais, e também junto a população em geral.

De forma geral, a avaliação da “Formação Continuada 2011” foi positiva, com boa participação de adolescentes;  profissionais da assistência social, educação e saúde; conselheiros/as municipais, de diversos conselhos, além de representantes do Conselho Tutelar; lideranças comunitárias e religiosas; estudantes universitários/as.

Quanto ao diagnóstico das condições, atuação  e funcionamento do COMUCAA., apesar de muitas carências e deficiencias,  como  recursos humanos;melhor capacitação dos/as conselheiros/as; disponibilidade e reconhecimento da relevância pública da função de conselheiro/a, etc.,  nosso Conselho é considerado um dos melhores do estado do Maranhão, tanto na estrutura, recursos humanos, funcionamento e atuação institucional.
Voltando à “Formação Continuada do SGD 2011”, o interesse e o compromisso do COMUCAA é de um mapeamento, participativo, o melhor possível, que resulte num retrato verdadeiro do quadro atual das condições de vida de Crianças e Adolescentes. Nesse sentido, entre outras medidas, o COMUCAA está destinando carta aos/as colaboradores/as do mapeamento, apresentando a iniciativa do mapeamento e a importância da contribuição de todos e todas para esse trabalho.

Essa carta é destinada também a instituições governamentais e não-governamentais (projetos, programas, serviços)  e autoridades públicas, no sentido da disponibilização de dados e informações.

Outro dos bons  resultados da reunião: a possibilidade concreta da continuidade da parceria “COMUCAA + Programa Novas Alianças” para o ano de 2012, anunciada pelo representante maranhense do Programa, Luciano Nascimento.

Esse anúncio abre a perspectiva de Açailândia ampliar e fortalecer um processo de capacitação permanente de conselheiros/as, não só dos Direitos da Criança e do Adolescente, mas de outros conselhos locais, que carecem dessa formação, como também do SGD e de toda rede de atendimento de Direitos no município.

  

0 comentários

Links Institucionais